Sétima oficina do Pequeno Cidadão incentiva a arte de escrever



A-



A+

Fonte: Portal do TRT-ES

A última edição do projeto Pequeno Cidadão, uma iniciativa do TRT-ES e TJES, buscou instigar o gosto pela literatura por meio de uma oficina realizada no último dia 6 de março. Para realizar a dinâmica os adolescentes foram convidados a escrever uma carta sobre o Projeto, o que foi um sucesso. Em seguida, eles receberam livros como estímulo.

“Aprendemos a ser cidadãos, denunciando o que está quebrado”, afirmou Guilherme, 13 anos. Quem também surpreendeu foi o menino Daniel, 13 anos, que disse: “aprendi a gostar de arte”.

Logo após a dinâmica, a autora do projeto, a servidora do TRT-ES, Consuelo Pagani, trouxe, em uma mandala, algumas frases, já citadas nas oficinas anteriores, com reivindicações e soluções para melhorar alguns pontos ambientais e urbanísticos da cidade de Vitória.

Depois, os meninos e as meninas do projeto selecionaram frases, de acordo com a profissão que eles escolheram na oficina anterior. Cada um incorporou o seu personagem para transformar a cidade, caso fossem “prefeitos”, “ambientalistas”, “fotógrafos”, “jornalista”, “paisagista” ou “arquiteto-urbanista”. “Na verdade, a frase foi apenas um estimulante para a criatividade”, afirmou Consuelo.

Objetivo do Projeto

O Projeto Pequeno Cidadão visa conscientizar dez menores do abrigo Fundação Fé e Alegria sobre cidadania e educação socioambiental, além de contribuir para a descoberta de potenciais, valorização de capacidades profissionais, elevação da autoestima e inserção social. Durante quatro meses, os alunos participarão de oficinas de fotografia, desenho, literatura, pintura e teatro.

Parceiros

O projeto é desenvolvido pelo TRT-ES, por meio da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e conta com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho no Estado do Espírito Santo (Ajustes), da Unimed Vitória, da CTA – Serviços em Meio Ambiente, e da Biomassa Consultoria Ambiental. O lanche desta oficina foi oferecido pela servidora do TRT, Rosane Henriques Ferraz.

Como contribuir

Ainda dá tempo de contribuir. A Comissão de Responsabilidade Socioambiental arrecadou um total de R$ 4.418,00, além de materiais para serem usados durante as oficinas. Mas ainda precisa de apoio financeiro para o coquetel no dia do encerramento, que será realizado no dia 12 abril de 2013. Interessados devem fazer o depósito na conta da Ajustes – cc 100-0, ag 3993, op 003, Caixa Econômica Federal, CNPJ 35.963.792/0001-84 – e enviar um e-mail para ambiental@trtes.jus.br, informando o nome e a quantia depositada.

 

Datas das próximas atividades do Projeto

– 20 de março

– 03 e 10 de maio

Horário das oficinas

Das 8 às 11 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?