Outubro chegou e com ele iniciou uma das campanhas mais importantes do ano, o “Outubro Rosa”. A Ajustes apoia essa iniciativa, que tem como slogan, “Quanto antes, melhor”, no intuito de conscientizar, especialmente, as mulheres sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce, enfrentamento e apoio durante o tratamento do câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em média, 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano no mundo. A campanha Outubro Rosa do INCA e do Ministério da Saúde reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e mamografia (informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento [exame de rotina], a cada dois anos).
Vale ressaltar que se o câncer for diagnosticado na fase inicial, pode reduzir significativamente a necessidade da retirada dos seios (mastectomia). Por isso a importância dessa conscientização do autoexame.
Veja abaixo como cuidar-se: