Ferramenta “Acerte a Meta” é finalista de prêmio nacional. Participe da votação!

A- A+

A ferramenta de gerenciamento de dados estatísticos Acerte a Meta é uma das cinco iniciativas do segundo grau da Justiça do Trabalho selecionadas para votação pública do Prêmio Cooperari. A plataforma desenvolvida pelo TRT-ES foi escolhida por contemplar um dos objetivos do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho: “Garantir a duração razoável do processo (produtividade, redução de processos antigos e congestionamento)”.

A votação pública para definir os vencedores do Prêmio Cooperari está aberta a toda a sociedade, abrangendo servidores, magistrados, advogados, jurisdicionados e demais cidadãos interessados. O prazo vai até o dia 30 de junho no site do Tribunal Superior do Trabalho.
  
Os órgãos de cada instância (1ª e 2ª) representantes dos projetos que obtiverem o maior número de votos receberão o Selo Prêmio Cooperari da Justiça do Trabalho, em cerimônia solene.  
O Prêmio Cooperari foi instituído pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), visando impulsionar os próximos seis anos do Plano Estratégico para o primeiro e segundo graus de jurisdição. O objetivo da premiação consiste em identificar boas práticas executadas regionalmente com potencial de aplicação em âmbito nacional. 

Ferramenta ajuda na melhoria do serviço jurisdicional
A ferramenta Acerte a Meta tem possibilitado ao TRT-ES alcançar as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A plataforma apresenta dados e contém indicadores essenciais para tomada de decisões estratégicas.

O analista judiciário Valdir José de Sousa, do Setor de Estatística e Pesquisa (Sepe), destaca que a implementação e disponibilização da ferramenta contribuiu para o aumento de processos finalizados: antes da disponibilização da plataforma, em 2018, foram finalizados 74.966 processos no TRTES. Em 2019, com a implementação e disponibilização da ferramenta, esse número saltou para 82.820 processos finalizados. 

“Outro ponto de melhoria foi no prazo médio do ajuizamento da ação até a prolação da sentença: em 2018 foram 277,88 dias, enquanto em 2019 o número diminuiu para 248,52 dias”, destaca o servidor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?