Notícias

Destaque

Ajustes promove campanha de doação de sangue


Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. Uma só doação pode beneficiar até quatro vidas. Pensando nisso, a Ajustes está lançando hoje, 10 de setembro, sua campanha de doação de sangue”. O objetivo é conscientizar e estimular essa prática de compartilhar o que temos de mais valioso: o sangue.

A Campanha vai de setembro a dezembro e tem como brinde uma camiseta. Para ganhar o brinde o associado ou dependente deverá enviar o comprovante de doação para secretaria@ajustes.org.br.

O associado José Geraldo Siqueira já garantiu o brinde dele: Por ser um doador exemplar e ter, nos três últimos anos, doado sangue sete vezes,  já está exibindo, com muito orgulho, a sua camiseta. Para ele, “doar sangue possibilita fazer o bem sem olhar a quem e isso lhe causa bastante gratidão”.

“Agradeço a Deus pela minha vida e por me dar saúde e retribuo doando o meu sangue. Doar sangue, esse gesto tão simples, é vital para quem recebe a doação. O sangue, em muitos casos, é a única esperança para esses pacientes”, disse. “Ressalto que não há o que temer! O procedimento é muito seguro e simples, além de só trazer benefícios para quem recebe e para quem doa”, enfatizou.

Requisitos para doação:

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis;

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente;

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Requisitos para doar sangue:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Impedimentos para doar sangue:

  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária.

 Onde doar?

HEMOES

Av. Mal. Campos, 1468 – Maruípe – Vitória – ES.

(27) 3636-7920

HEMOCLÍNICA SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA

  1. Dr. Joaquim Cortês, 44, Jucutuquara – Vitória – ES.

(27) 3232-4700

CRIOBANCO MEDICINA E TERAPIA CELULAR

Hospital Santa Rita

Alameda Mal. Campos – Vitória – ES.

Telefone: (27) 3089-6000

Compartilhar nas redes sociais