Pequenos cidadãos “reconstroem” pontos turísticos de Vitória danificados



A-



A+

Imagina como seria bom reconstruir os pontos turísticos e espaços de Vitória degradados. Na oficina desta quarta-feira (20/02) do Projeto Pequeno Cidadão, uma iniciativa do TRT-ES e TJES, os “pequenos cidadãos” foram incentivados a refletir em como atuar na sociedade para mudar essa realidade.

Com lápis de cor, giz de cera, recortes e cartolina nas mãos, cada criança escolheu uma foto que tirou, especificamente a que mais caracterizou o desleixo e abandono. Em seguida, os “pequenos” soltaram a imaginação e recriaram no papel os ambientes danificados das fotos.

Quando questionados sobre o sentimento ao “consertar” esses espaços, a sensação desses pequenos cidadãos foi de indignação. “Quero ver a cidade limpa, sem lixo, com animais”, comentou o menino Jorge (nome fictício). A mesma opinião teve o adolescente Caio (nome fictício), que acrescentou: “eu quero ver o banco construído, a calçada limpa”. Finalmente, Marcos (nome fictício) foi um pouco mais ousado em sua resposta ao escrever no seu cartaz uma mensagem bem grande em agradecimento pelas belas paisagens.

Na foto da matéria, um dos participantes do projeto utiliza cores bem intensas para transformar o ambiente de um terreno baldio na Enseada do Suá, com bastante lixo espalhado, prejudicando a apreciação do nosso cartão postal, o Convento da Penha.

De acordo com a autora do projeto, a servidora do TRT-ES, Consuelo Pagani, apesar de parecer uma brincadeira, a ideia é que eles formem o espírito de criticidade e instigue também o potencial criativo das crianças. “Num outro momento, faremos uma exposição em locais públicos para despertar a atenção de autoridades e da população. A cidade limpa e bem conservada é um direito de todos”, concluiu a autora do projeto.

As oficinas fotográficas anteriores foram realizadas, respectivamente, na Praça da Ciência, numa Praça da Enseada do Suá perto da 3ª Ponte, e no Canto do Imã e na Praça dos Desejos, em Vitória.

Objetivo do Projeto
O Projeto Pequeno Cidadão vai conscientizar dez menores do abrigo Fundação Fé e Alegria sobre cidadania e educação socioambiental, além de contribuir para a descoberta de potenciais, valorização de capacidades profissionais, elevação da autoestima e inserção social. Durante quatro meses, os alunos participarão de oficinas de fotografia, desenho, literatura, pintura e teatro.

Parceiros
O projeto é desenvolvido pelo TRT-ES, por meio da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e conta com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho no Estado do Espírito Santo (Ajustes), da Unimed Vitória, da CTA – Serviços em Meio Ambiente, e da Biomassa Consultoria Ambiental. O lanche desta oficina foi oferecido pela servidora do TRT-ES Maria Martha Costa Severo.

Como contribuir
Ainda dá tempo de contribuir. A Comissão de Responsabilidade Socioambiental arrecadou um total de R$ 4.418,00, além de materiais para serem usados durante as oficinas. Mas ainda precisa de apoio financeiro para o coquetel no dia do encerramento, que será realizado no dia 12 abril de 2013. Interessados devem fazer o depósito na conta da Ajustes – cc 100-0, ag 3993, op 003, Caixa Econômica Federal, CNPJ 35.963.792/0001-84 – e enviar um e-mail para ambiental@trtes.jus.br, informando o nome e a quantia depositada.

Datas das atividades do Projeto
– 16, 23 e 31 de janeiro
– 06, 20 e 27 de fevereiro
– 06, 13 e 20 de março
– 03 e 12 de abril

Horário das oficinas
Das 8 às 11 horas

Comissão de Responsabilidade Socioambiental
Fotos: Cristiane Bloise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?