Oficinas do Projeto Pequeno Cidadão começam nesta quarta-feira, 16



A-



A+

Conscientização ambiental e social farão parte das atividades

Com o início das atividades do Projeto Pequeno Cidadão, na quarta-feira (16/01), crianças de 10 a 12 anos, do abrigo municipal Fundação Fé e Alegria, de Vitória, darão o primeiro passo para alcançar a conscientização ambiental e social. Nesta primeira oficina, esses pré-adolescentes aprenderão sobre o que é politicamente correto, na Praça da Ciência, na Enseada do Suá.

De acordo com a autora do Projeto, a servidora do TRT-ES, Consuelo Pagani Vieira Machado, neste primeiro momento, os jovens terão a curiosidade científica instigada e o senso crítico despertado através de explicações teóricas, aulas lúdicas e pedagógicas nos brinquedos da Praça, e também aulas práticas de fotografia.

“Dentro da visão ecológica, sustentável e social do Pequeno Cidadão, a primeira oficina vai sensibilizar as crianças sobre a harmonia entre natureza e o urbanismo e o papel social do homem de cuidar desses espaços. Por isso, vamos encerrar com o registro fotográfico feito pelos próprios alunos para despertar o olhar crítico e registrar o que mais lhes chamou a atenção”, completou Consuelo.

As atividades científicas serão monitoradas por estudantes universitários do curso de Biologia e Física. Na próxima oficina, que será realizada no dia 23 de janeiro, os alunos serão levados para outra dinâmica ao ar livre, porém em um ponto politicamente incorreto também na cidade de Vitória, para despertar o senso crítico.

O Projeto Pequeno Cidadão contribuirá ainda para a descoberta de potenciais, valorização de capacidades profissionais, elevação da autoestima e inserção social. Durante quatro meses, os alunos participarão de oficinas de fotografia, desenho, literatura, pintura e teatro.

Momento de integração

Antes da dinâmica ao ar livre na Praça da Ciência, as crianças terão um momento de integração na sede da Escola Judicial do TRT 17ª Região, no Edifício Vitória Park, às 8 horas. Acolhidos pela autora do projeto e membro da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, Consuelo Pagani, os meninos e meninas “soltarão” a criatividade. Cada um vai ganhar lápis de cor e confeccionar os próprios crachás.

Parceiros

O Projeto Pequeno Cidadão será desenvolvido pelo TRT-ES, através da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e contará com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho no Estado do Espírito Santo (Ajustes), da Unimed Vitória, da CTA – Serviços em Meio Ambiente, e da Biomassa Consultoria Ambiental.

A autoria do Projeto é da servidora do TRT-ES e integrante da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, Consuelo Pagani Vieira Machado. Dúvidas ou mais informações pelo e-mail ambiental@trtes.jus.br

Datas das atividades do Projeto

– 16, 23 e 30 de janeiro
– 06, 20 e 27 de fevereiro
– 06, 13 e 20 de março
– 03 de abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?