A Ajustes apoia a Campanha Novembro Azul



A-



A+

A Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho no Estado do Espírito Santo (Ajustes) apoia todo ano a Campanha Novembro Azul, devido à importância da divulgação desse tema para os seus associados, visando a qualidade de vida dos mesmos.
E os números são preocupantes! De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre o câncer de próstata, até o final do ano estima-se que o biênio 2018-2019 terá 68.220 novos casos da doença. Tal número corresponde a sete casos a cada hora, somando 31,7% dos diagnósticos de todos os tipos da doença registrados no país, fazendo deste o mais incidente entre os homens depois do carcinoma de pele não-melanoma. No âmbito mundial, a tendência é igualmente inquietante, sendo este, responsável por 4% das mortes somados todos os tipos de tumores.
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce lentamente, não causa sintomas e, no início, pode ser tratado com bastante eficácia. Em outros casos, no entanto, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte.
A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.
Em geral, todos os homens a partir dos 45 anos devem fazer acompanhamento anual. Além do exame de sangue (dosagem do PSA) é necessário realizar o exame de toque retal, pois através do toque o urologista consegue sentir se a glândula está aumentada e se tem algum caroço. Os médicos recomendam, ainda, que sejam evitados outros fatores como: alimentação pobre em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; sedentarismo, consumo de álcool e tabaco. Previna-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?