Histórico



A-



A+

NOSSA HISTÓRIA


Ajustes: uma história de dedicação aos servidores do TRT-ES

Associação deu salto no atendimento às demandas dos associados nos últimos anos e hoje oferece convênios, plano de saúde, e entretenimento, além de fomentar a saúde preventiva e atividades culturais e esportivas

Da esquerda para a direita: Lourimar, Marlus e George, três dos nove presidentes que a Ajustes teve nesses 25 anos

Há 25 anos, no dia 4 de agosto de 1990, começava a história da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho no Estado do Espírito Santo (Ajustes). No início ela estava muito ligada aos oficiais de Justiça, que presidiram a entidade e deram início ao trabalho. Eram oferecidos alguns convênios e havia o atendimento a algumas demandas jurídicas. Além disso, havia uma festa anual para os associados.

De acordo com o ex-presidente da Ajustes Otávio Machado Couto Filho a associação chegou a ter vitórias na Justiça com ganhos financeiros para a categoria. Entretanto, essa demanda não era e não deve ser a vocação da entidade, pois uma associação precisa priorizar as ações sociais entre os servidores. Demandas judiciais estão voltadas para o Sindicato. Ele presidiu a Ajustes em 1999 depois que o presidente Carlos Augusto da Cruz Ponce renunciou.

“Hoje a Ajustes é muito mais ativa e tem atuação entre os servidores dos mais diversos setores. Houve uma época que ela contava com um envolvimento maior dos oficiais de Justiça. Eu fui o primeiro presidente que não era oficial de Justiça. Tínhamos planos para a aquisição de uma sede própria, que meu sucessor acabou concretizando, e também para uma sede social. Fiquei poucos meses e preparei a eleição para a outra diretoria”, explicou.

Na eleição realizada Antônio Francisco Gomes, da coordenadoria de Serviços de Infraestrutura (Cosinf), foi eleito o novo presidente da Ajustes. Ele permaneceu até 2003 e neste período foram celebrados os primeiros convênios com telefonia celular e para empréstimos consignados com taxas de juros menores que as praticadas no mercado.

Identidade

A partir daí a associação começou a se configurar como uma entidade voltada para ações sociais e de benefícios e vantagens. Com a ampliação dessa atuação foi adquirida a sede própria, no edifício Navemar, no Centro de Vitória, dando mais conforto no atendimento ao número crescente de associados.

Logo veio a ampliação da equipe de funcionários e a Ajustes foi se tornando cada vez mais atraente para as servidoras e os servidores de todos os setores do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES).

Antônio Francisco Gomes destaca como ato importante uma festa realizada no seu primeiro ano de mandato na sede social da Caixa Econômica Federal, em Bicanga, na Serra. “A vocação da Ajustes é promover a integração dos colegas e oferecer benefícios, unindo a categoria, agindo mais na área do lazer, da confraternização, do esporte e da cultura, com as famílias”, disse.

O ex-presidente explicou que a sua principal missão foi dar uma identidade à Associação, pois até então a entidade era representada apenas pelo presidente em seu local de trabalho no Tribunal. Com as mudanças houve um ganho de autonomia com relação ao Tribunal, já que o funcionamento passou a acontecer em local próprio e com funcionários disponíveis para o trabalho mesmo no horário de funcionamento do TRT-ES.

Ampliação

A partir da década de 2000 os convênios foram ampliados ano após ano e os empréstimos consignados foram oferecendo taxas cada vez mais vantajosas. A Ajustes ampliou a sua atuação, também, para o fomento às atividades esportivas, como a participação na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho. É o que conta Marlus André Oliveira Silva, agente de segurança judiciário que foi presidente da Ajustes nos anos de 2007 e 2008.

Ele explica que deu continuidade ao trabalho de Lourimar Virgilio Rodrigues da Costa, que já havia sido presidente no biênio 2005/2006. Foi na gestão de Lourimar que os servidores do TRT-ES começaram a participar da Olimpíada, organizada pela Anastra. “Quem fomenta o esporte no Tribunal é a Ajustes. Tivemos um processo de construção dessa identidade da associação e que resultou no aumento da quantidade de associados. É um trabalho que não é remunerado, mas que dá muito prazer e as pessoas deveriam se envolver mais e participar da liderança da Associação”, disse Marlus.

Também nessa década, em 18 de dezembro de 2003, uma assembleia foi realizada para a aprovação do novo Estatuto Social da Ajustes dentro dos moldes da Lei 10.406/2002, o então novo Código Civil.

Marco

Desde 2013 o presidente da Ajustes é George Luiz Barcelos Santos, servidor que iniciou a carreira do TRT-ES em 1991. Ele já está no segundo mandato e explica que, na época em que assumiu a presidência o plano de saúde da Unimed passou a ser administrado pela Associação, um marco na história da Ajustes.

“Esse foi o ato mais importante da Associação. Foi um marco. O Tribunal não renovou o contrato com a Unimed. O plano individual sai muito mais caro que o coletivo. Aceitamos o desafio e assumimos esta responsabilidade com os nossos associados. Isso acabou aumentando a quantidade de associados em mais de 50%. Já somos mais de 800. Isso representa cerca de 80% dos servidores. E temos nesse quadro servidores da ativa, aposentados e pensionistas”, disse.

Além disso, foi realizado um convênio com a Associação dos Magistrados Trabalhistas (Amatra-17) que permitiu que os juízes tivessem direito ao plano de saúde por meio do contrato da Ajustes.

Na área da saúde dental o ano de 2015 trouxe uma novidade. Os associados podem aderir ao plano Unimed Dental com preços especiais e têm a possibilidade de colocar como dependentes parentes diretos e indiretos.

Comemoração

A Ajustes continua a tradição de realizar uma festa anual, com a novidade de permitir que o associado escolha o horário da festa, se diurna ou noturna. Em 2013 e 2014 a festa noturna foi a escolhida e as festividades foram realizadas no Itamaraty Hall. Em 2015 a Festa voltou a ser de dia e os 25 anos da Associação foram comemorados em grande estilo em agosto. A festa aconteceu na AERT, no Bairro de Fátima, na Serra. Além do buffet completo de churrasco, houve recreação infantil, sorteio de prêmios e os shows das bandas Zonapop e Timbal de Metal que contam com servidores entre seus integrantes, Sérgio Nasser e Alexsandro Cabral, respectivamente.

O presidente acrescentou que atualmente há um envolvimento maior dos diretores com a associação e que, dentro dessa perspectiva, um colegiado toma as decisões, modelo que compartilha a responsabilidade. Os diretores participam até da decoração da festa, idealizada pela criativa Elzimar, que além de confeccionar os ornamentos, ainda coordena o trabalho dos diretores e dos funcionários da Ajustes na montagem da decoração. Esse trabalho, além de embelezar a festa, traz economia para a Associação.

Saúde Preventiva

Prevenir o adoecimento de seus associados também tem sido uma frente de atuação da Ajustes. Por isso ela vem promovendo campanhas de vacinação a preços promocionais. Em 2014 aconteceu a campanha de imunização contra Herpes Zoster e em 2015 está em andamento a vacinação contra o HPV que termina em dezembro e conta com a adesão de mais de 100 pessoas.

George Barcelos conta que, desde 2014, a Ajustes também vem promovendo a realização de ginástica laboral no TRT-ES, incluindo a Capital e o interior, e este é outro marco que impacta positivamente todos os setores do Tribunal. As atividades estão acontecendo duas vezes por semana e vão durar três meses.

“Em 2014 fizemos um relatório final e entregamos ao Tribunal, contendo toda a repercussão positiva entre os servidores. O objetivo é convencer o TRT a implantar o ano inteiro tonando essa atividade uma política do Tribunal para o benefício da saúde dos servidores”, explicou.

Caminhadas, sorteio para participação em corridas de rua e passeios ecológicos além da parceria com o Viver Unimed, que promove palestras sobre Saúde para os servidores, também são estratégias cujo objetivo é manter os servidores saudáveis.

Cultura

A Associação já realizava o sorteio de inscrições para corridas de rua quando decidiu, em 2013, ampliar a promoção para oferecer ingressos de cinema, passando a atuar também no fomento às atividades culturais. Em 2015 mais um passo foi dado e foi iniciado sorteio para shows e espetáculos, estreando com a passagem por Vitória da turnê de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

“Resolvemos partir para área de cultura com cinema e depois os shows. A pessoa escolhe o filme e a sala de cinema. Ela pode estar até fora do Estado, pois precisa apenas fornecer o comprovante e será reembolsada”, disse George.


Ajustes – Fundação: 4 de agosto de 1990

Mandatos

Maria da Penha Freitas Mauro – Período: 4 de agosto de 1990/ 6 de março de 1991.
João de Oliveira Batista – Período: 7 de março de 1991 / 14 de março de 1994.
Vlademir Alexandrino da Silva – Período: 15 de março de 1994 / 30 de julho de 1998.
Carlos Augusto da Cruz Ponce – Período: 31 de julho de 1998 / 30 de julho de 2000, Renúncia em 10 de dezembro de 1998.
Otávio Couto Machado – 11 de dezembro de 1998 a 13 de junho de 1999. (Assumiu o cargo, era Vice Presidente, até eleição da nova Diretoria da AJUSTES, que assumiu em junho de 1999).
Antônio Francisco Gomes – Período: 14 de junho de 1999 a 2001.
Antônio Francisco Gomes – Biênio 2001 / 2003.
Assembléia que aprovou novo Estatuto Social de acordo com a Lei 10.406/2002, novo Código Civil – 18 de dezembro de 2003.
Lourimar Virgilio Rodrigues da Costa – Biênio: 2005/ 2007.
Marlus Andre de Oliveira Silva – Biênio: 2007/2009.
Lourimar Virgilio Rodrigues da Costa – Biênio: 2009/2011.
Lourimar Virgilio Rodrigues da Costa – Biênio: 2011/2013.
George L Barcelos Santos – Biênio: 2013/2015.
George L Barcelos Santos – Biênio 2015/2017.
Chat aberto
Precisa de ajuda?