Notícias

Esporte

Como tratar a tendinite de punho e a dor nas costas?


A Ajustes está ofertando aos associados aulas virtuais (grátis) de Mat Pilates e Fáscia Fitnes, ministradas pela fisioterapeuta Andressa Maia, que tem especializações nas áreas de acupuntura, fisiologia, biomecânica do movimento, prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, fisioterapia uroginicologica e obstétrica, terapias manuais e mobilizações articulares, além de já trabalhar há 3 anos com a Ajustes no Projeto Ginástica Laboral. Acompanhe, abaixo, a entrevista que fizemos com ela sobre dois problemas que têm sido queixas recorrentes nesse período de home Office: Tendinite de punho e dor nas costas e veja como prevenir. Cuide-se!

Ajustes: O que é a Tendinite de punho?

Andressa: A Tendinite no pulso é uma condição caracterizada por inflamação dos tendões que circundam a articulação do pulso. Ocorre, mais frequentemente, devido ao sobreuso de uma articulação.

Ajustes: Como acontece a tendinite de pulso?

Andressa: A tendinite acontece devido a um distúrbio osteomuscular relacionados aos movimentos repetitivos, exercícios excessivos e postura inadequada que levam à inflamação dos tendões presentes na articulação, havendo dor, inchaço, fraqueza muscular, vermelhidão no local e dificuldade para realizar movimentos.

Ajustes: Qual o tratamento?

Andressa: Mobilizar a região, deixar descansando por dois ou três dias. Após isso, deve-se começar a movimentar e alongar. Como a tendinite é um acúmulo de líquido a automassagem também ajuda muito.

Ajustes: E a dor nas costas?

Andressa: A dor nas costas pode se desenvolver decorrente da má postura, deformidade anatômica ou de trauma local, podendo surgir em todas as idades, afetando igualmente homens e mulheres. Neste caso é indicada a fisioterapia, que pode ser realizada com métodos manuais, movimentos e alongamentos específicos, exercícios de fortalecimento das costas.

Ajustes: As aulas de mat pilates e fáscia fitness auxiliam a prevenir esses problemas?

Andressa: Sim! O trabalho de mat pilates e fascial fitness que realizamos nas aulas virtuais auxilia na conservação de energia para o seu dia, dar maior mobilidade e movimento aos tecidos prevenindo ou tratando a dor.

Dica da professora sobre os efeitos do alongamento:

  • Aquece o corpo e promove o relaxamento;
  • Melhora a coordenação e desenvolve a consciência corporal;
  • Reduz tensões musculares e previne lesões;
  • Ativa a circulação e libera movimentos bloqueados.

Quer saber mais sobre esse assunto? Quer se inscrever nas aulas? Envie e-mail, com nome e telefone, para secretaria@ajustes.org.br

Compartilhar nas redes sociais